Blog sobre as atividades da escritora e pesquisadora Elma Sant'Ana. Contatos e postagens mais recentes dos últimos acontecimentos, eventos e palestras ministradas.
sábado, 18 de junho de 2011
A CASA DA PARTEIRA LEONTINA ,DE PARAISO DO SUL.
Leontina Addiles e sua filha Gládis, em frente à sua casa em Rincão daPorta, hoje em Paraiso do Sul. Na época, Gládis estava com 13 anos.
Essa casa ainda existe, só que um pouco diferente. Minha mãe pediu que mantivéssemos a propriedade sempre com um Ludwig. E assim foi. Atualmente mora lá, no mesmo terreno, meu irmão mais velho, o Emílio. A porta lateral era inicialmente a sapataria de meu pai e nos últimos anos transformou-se em quarto onde por diversas vezes ela recebia doentes que o médico local mandava para ela cuidar, pois moravam longe. Certa vez chegou uma parturiente com a criança com a perninha pra fora, toda roxa e ainda caminhou até lá nos fundos. Minha mãe chamou o médico. Ele atendeu e deu a criança por morta. Ela, inconformada e curiosa que era, massageou o recém-nascido numa bacia com água morna e ele sobreviveu. A Dona Leontina tinha mãos milagrosas e uma perseverança sem igual.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa casa ainda existe, só que um pouco diferente. Minha mãe pediu que mantivéssemos a propriedade sempre com um Ludwig. E assim foi. Atualmente mora lá, no mesmo terreno, meu irmão mais velho, o Emílio.
ResponderExcluirA porta lateral era inicialmente a sapataria de meu pai e nos últimos anos transformou-se em quarto onde por diversas vezes ela recebia doentes que o médico local mandava para ela cuidar, pois moravam longe. Certa vez chegou uma parturiente com a criança com a perninha pra fora, toda roxa e ainda caminhou até lá nos fundos. Minha mãe chamou o médico. Ele atendeu e deu a criança por morta. Ela, inconformada e curiosa que era, massageou o recém-nascido numa bacia com água morna e ele sobreviveu. A Dona Leontina tinha mãos milagrosas e uma perseverança sem igual.