Nos dias 21 e 22 de julho, aconteceu o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, no Auditório Itapema do Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS. Na foto, o Prefeito José Odair Scorsatto, de Arvorezinha, a escritora Elma Sant´Ana, autora do livro sobre o município "Arvorezinha na Linha do tempo - 50 anos", o Secretário de Cultura e Turismo Ruben de Oliveira e Neliane Ereno, de Rosário do Sul .
quinta-feira, 23 de junho de 2011
domingo, 19 de junho de 2011
OS PATRONOS NO GALPÃO DO NATIVISMO DA RÁDIO GAÚCHA
Dorotéo Fagundes recebe o Patrono da Semana Farroupilha 2011, o poeta e escritor Alcy Cheuiche, no Programa que comanda todos os domingos( das 6 às 9 horas).Na foto, com o Patrono da Feira do Livro 2010/2011 Paixão Côrtes, também comentarista da Ciência do Folclore com Elma Sant´Ana, no referido programa. Em 19.06.2011
REVISTA HISTÓRIA CATARINA NA RÁDIO GAÚCHA
No Programa Galpão do Nativismo, sob o comando de Dorotéo Fagundes, vários temas são apresentados por personalidades como: Diretor da ULBRA e Capelão Irmo Wagner (ao microfone) e João Manoel Bica, do Projeto Pró Rio Uruguai - Aquífero-Guarani -"Um sonho ainda não alcançado, que infelizmente compromete o futuro". Na oportunidade, Elma Sant´Ana , do Conselho Editorial Consultivo da Revista HISTÓRIA CATARINA, de Lages/SC, falou sobre a publicação - Ano V- junho 2011.Reportagem de Capa: Corredor das Tropas- Patrimônio Histórico /Cultural.
sábado, 18 de junho de 2011
PARTEIRA LEONTINA ADILLES DE AZEVEDO PACHECO LUDWIG
Parteira LEONTINA ADILLES, casada com Frederico Emilio Ludwig, morava no Rincão da Porta, localidade de Paraiso do Sul - hoje um município. Naquela região, LEONTINA atuou como parteira entre 1944 e 1985. Em 26 de maio de 1889, ela faleceu. Sua dedicação, seu exemplo de mulher, mãe e esposa foram registrados no livro " AS PARTEIRAS", de Elma Sant´Ana, que a entrevistou em 8 de janeiro de 1986. Neste livro, esta mulher simples, que aprendeu na lida os segredos de aparadeira, conta a sua história de vida. O casal teve quatro filhos homens e duas filhas mulheres e muitos netos. Um dos seus filhos - 0 Desembargador ARTUR ARNILDO LUDWIG, foi o Patrono da Feira do Livro de Paraiso do Sul, que lhe prestou muitas homenagens. PARABÉNS PATRONO!
DESEMBARGADOR ARTUR ARNILDO LUDWIG : PATRONO DA FEIRA DO LIVRO
Desembargador Artur Arnildo Ludwig ( ao centro), foi o Patrono da Feira do Livro de Paraiso do Sul, realizado recentemente naquele município. Na foto, o Patrono com os irmãos Emilio Eduardo Ludwig, formado em Direito e radicado em Paraído do Sul no mesmo terreno ao lado da casa em que morou a mãe, e a irmã Gládis Lorinda Ludwig.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
MAIS UMA EDIÇÃO DA REVISTA SENHOR & SEM HORA
Um sucesso o lançamento do nº 20 da Revista SENHOR & SEM HORA, que reuniu na Galeteria Via Vêneto, jornalistas, editores, colaboradores e amigos desta conceituada publicação. Nesta edição, entre outros assuntos, o Dr. Mauro Weiss fala aos homens sobre o câncer na próstata. Como é época das Festas Juninas, a Revista aborda o tema "uma tradição que enfrenta o tempo". E na coluna História, Tradição e Folclore, aborda a Mulher na Guerra dos Farrapos. BOA LEITURA!! Na foto: Gabriela Marques (Diretora de Arte), Elma Sant´Ana, Angélica Machado Coelho Leal, Ieda Neves ( Diretora Comercial) , Mário Chaves Filho e Neliane Ereno. Em 15/06/2011.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
BENZENDO COM FÉ !!
No dia 18 de maio de 2011, em Tapejara, as parteiras, benzedeiras, benzedores, foram homenageados pela Administração Municipal. Na foto, o Prefeito Seger Menegaz, a escritora e palestrante Elma Sant´Ana, autoridades, tradicionalistas, homenageados e familiares,no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. Foto de Guilherme Brandão, da assessoria de comunicação do município.
PARTEIRA E BENZEDEIRA MIGUELINA : A HOMENAGEM EM TAPEJARA
Miguelina Ferreira de Souza, nasceu no interior de Mostardas (RS), no Quilombo dos Teixeira. Desde muito cedo, ela começou a acompanhar a mãe que era a parteira da localidade, " ela dizia que eu tinha que ir porque era a mais corajosa e que deveria aprender com ela a fazer parte", justificava ela. Dona Miguelina teve sete filhos e dois casamentos e além de dona de casa, agricultora, parteira e arrumadeira de defuntos, ela, por muitos anos exerceu a atividade de benzedeira.
Elma Sant´Ana fez a homenagem em sua palestra no município de Tapejara, contando a história de Miguelina no DVD do SIMERS. MIGUELINA faleceu com 105 anos em 2010. Foto de Guilherme Brandão, da assessoria de comunicação de Tapejara/RS
Assinar:
Postagens (Atom)