quinta-feira, 23 de junho de 2011

18º. FÓRUM DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA/ RS

Nos dias 21 e 22 de julho, aconteceu  o Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, no Auditório Itapema do Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS. Na foto, o Prefeito José Odair Scorsatto, de Arvorezinha, a escritora Elma Sant´Ana, autora do livro sobre o município "Arvorezinha na Linha do tempo - 50 anos", o Secretário de Cultura e Turismo Ruben de Oliveira e Neliane Ereno, de Rosário do Sul .

domingo, 19 de junho de 2011

OS PATRONOS NO GALPÃO DO NATIVISMO DA RÁDIO GAÚCHA

Dorotéo Fagundes recebe o Patrono da Semana Farroupilha 2011, o poeta e escritor Alcy Cheuiche, no Programa que comanda todos os domingos( das 6 às 9 horas).Na foto, com o  Patrono da Feira do Livro 2010/2011 Paixão Côrtes, também comentarista da Ciência do Folclore com Elma Sant´Ana, no referido programa. Em 19.06.2011
Galpão do Nativismo: O apresentador Dorotéo Fagundes com Lico Fernandes- o domador de cavalos. Em pé, Alésio Borsói - o guri de Garibaldi.

REVISTA HISTÓRIA CATARINA NA RÁDIO GAÚCHA

No Programa Galpão do Nativismo, sob o comando de Dorotéo Fagundes, vários temas são apresentados por personalidades como: Diretor da ULBRA e Capelão Irmo Wagner (ao microfone) e João Manoel Bica, do Projeto Pró Rio Uruguai - Aquífero-Guarani -"Um sonho ainda não alcançado, que infelizmente compromete o futuro". Na oportunidade, Elma Sant´Ana , do Conselho Editorial Consultivo da Revista HISTÓRIA CATARINA, de Lages/SC, falou sobre a publicação - Ano V- junho 2011.Reportagem de Capa: Corredor das Tropas- Patrimônio Histórico /Cultural.
Rádio Gaúcha:Escritor Alcy Cheuiche- Patrono da Semana Farroupilha 2011,jornalista Airton Ortiz, palestrante Jorge Neumann, tradicionalistas Osvaldo Santos  e Nairoli Callegaro. Em 19.6.2011
Manifesto :" SEJA LIVRE, DROGAS NEM PENSAR" Galpão do Nativismo , da Rádio Gaúcha. Giovanni Krug(assistente de produção), Vitor Pochmann (Diretor Social da 1ª Região Tradicinalista), Nairoli Callegaro ( Coordenador da 1ª RT) e Osvaldo Santos ( Capataz do CTG Sentinela dos Pampas). Em 19.06.2011

sábado, 18 de junho de 2011

PARTEIRA LEONTINA ADILLES DE AZEVEDO PACHECO LUDWIG

Parteira LEONTINA ADILLES, casada com Frederico Emilio Ludwig, morava no Rincão da Porta, localidade de Paraiso do Sul - hoje um município. Naquela região, LEONTINA atuou como parteira entre 1944 e 1985. Em 26 de maio de 1889, ela faleceu. Sua dedicação, seu exemplo de mulher, mãe e esposa foram registrados no livro " AS PARTEIRAS", de Elma Sant´Ana, que a entrevistou em 8 de janeiro de 1986. Neste livro, esta mulher simples, que aprendeu na lida os segredos de aparadeira, conta a sua história de vida. O casal teve quatro filhos homens e duas filhas mulheres e muitos netos. Um dos seus filhos - 0 Desembargador ARTUR ARNILDO LUDWIG, foi o Patrono da Feira do Livro de Paraiso do Sul, que lhe prestou muitas homenagens. PARABÉNS PATRONO!

A CASA DA PARTEIRA LEONTINA ,DE PARAISO DO SUL.

Leontina Addiles e sua filha  Gládis, em frente à sua casa em Rincão daPorta, hoje em Paraiso do Sul. Na época, Gládis estava com 13 anos.

DESEMBARGADOR ARTUR ARNILDO LUDWIG : PATRONO DA FEIRA DO LIVRO

Desembargador Artur Arnildo Ludwig ( ao centro), foi o Patrono da Feira do Livro de Paraiso do Sul, realizado recentemente naquele município. Na foto, o Patrono com os irmãos Emilio Eduardo Ludwig, formado em Direito e radicado em Paraído do Sul no mesmo terreno ao lado da casa em que morou a mãe,  e a irmã Gládis Lorinda Ludwig.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MAIS UMA EDIÇÃO DA REVISTA SENHOR & SEM HORA

Um sucesso o lançamento do nº 20 da Revista SENHOR & SEM HORA, que reuniu na Galeteria Via Vêneto, jornalistas, editores, colaboradores e amigos desta conceituada publicação. Nesta edição, entre outros assuntos, o Dr. Mauro Weiss fala aos homens sobre o câncer na próstata. Como é época das Festas Juninas, a Revista aborda o tema "uma tradição que enfrenta o tempo". E na coluna História, Tradição e Folclore, aborda a Mulher na Guerra dos Farrapos. BOA LEITURA!!  Na foto: Gabriela Marques (Diretora de Arte), Elma Sant´Ana, Angélica Machado Coelho Leal, Ieda Neves ( Diretora Comercial) , Mário Chaves Filho e Neliane Ereno. Em 15/06/2011.
 Elma Sant´Ana e Neliane Ereno,na coluna  "História, Tradição e Folclore" com a matéria sobre A Mulher na Guerra dos Farrapos.
Mário Chaves Filho e Angélica Machado Coelho Leal, de Dom Pedrito, prestigiando o lançamento da Revista SENHOR & SEM HORA.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CACHOEIRA DO SUL E A SANTA JOSEFA

Em Cachoeira do Sul, ergueu-se em meados de 1903, uma capela, no mesmo local do túmulo da Santa, custeada por intermédio de subscrições populares. O túmulo está sempre limpo e enfeitado. Os fiéis visitantes escrevem bilhetes para a Santa Negra, que deixam sobre seu túmulo. Fotos de Elma Sant´Ana

PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS !

Ao receber a graça pedida, os crentes colocam placas - inúmeras! no local, cheios de gratidão e fé. (Antonio Augusto Fagundes)

FLORES E VELAS PARA SANTA JOSEFA

Bem no centro da bela e imponente Cachoeira do Sul, ergueu-se a Capela de SANTA JOSEFA e atrás, no pátio dos fundos, está seu túmulo. Atende os pedidos que lhes fazem milhares de crentes, que vem até de longe.

terça-feira, 7 de junho de 2011

BENZENDO COM FÉ !!

No dia 18 de maio de 2011, em Tapejara, as parteiras, benzedeiras, benzedores, foram homenageados pela Administração Municipal. Na foto, o Prefeito Seger Menegaz, a escritora e palestrante Elma Sant´Ana, autoridades, tradicionalistas, homenageados e familiares,no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. Foto de Guilherme Brandão, da assessoria de comunicação do município.

PARTEIRA E BENZEDEIRA MIGUELINA : A HOMENAGEM EM TAPEJARA

Miguelina Ferreira de Souza, nasceu no interior de Mostardas (RS), no Quilombo dos Teixeira. Desde muito cedo, ela começou a acompanhar a mãe que era a parteira da localidade, " ela dizia que eu tinha que ir porque era a mais corajosa e que deveria aprender com ela a fazer parte", justificava ela. Dona Miguelina teve sete filhos e dois casamentos e além de dona de casa, agricultora, parteira e arrumadeira de defuntos, ela, por muitos anos exerceu a atividade de benzedeira.
Elma Sant´Ana fez a homenagem em sua palestra no município de Tapejara, contando a história de Miguelina no DVD do SIMERS. MIGUELINA faleceu com 105 anos em 2010. Foto de Guilherme Brandão, da assessoria de comunicação de Tapejara/RS