As benzedeiras estão presentes em nossa sociedade de forma significativa, em nossas memórias familiares, em nosso universo mágico-infantil, na realidade e na ficção. Dentro da medicina popular no Rio Grande do Sul, é a benzedeira quem faz uso de todos os métodos não ortodoxos no exercício da cura.
As parteiras , cujas histórias são relatadas nos livros de Elma Sant´Ana, ajudavam mães aflitas a ganharem seus filhos em locais distantes de qualquer recurso da Medicina. Para resgatar este patrimônio cultural, valorizar estas pessoas, ameaçadas pelo esquecimento, está sendo organizado um grande encontro, com a participação e o apoio do Vereador Carlos Todeschini, envolvido com esta temática. Na foto, a escritora Elma Sant´Ana, em visita ao Vereador Todeschini, na entrega dos livros sobre o tema.
sábado, 14 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
TAISA LEWITZKI E ELMA SANT´ANA: A CULTURA TRADICIONAL DAS BENZEDEIRAS
Taisa Lewitzki, aprendiz de Benzedeira com Elma Sant´Ana, autora do livro "Parteiras, Benzedeiras e Benzeduras - uma Cultura Tradicional" , da Editora Alcance. Foto realizada no Convento dos Capuchinhos em Porto Alegre-RS, durante a Oficina " Manejo sustentável do Pinhão a partir da Conservação da Floresta com Araucária e Uso do Pinhão", onde TAISA teve importante participação. Março de 2012.
TAISA LEWITZKI - APRENDIZ DE BENZEDEIRA
Assinar:
Postagens (Atom)